NO AR
RONDÔNIA NO AR
Rolim de Moura - Rondônia
 
TAC determina regras a serem cumpridas na cavalgada de abertura da Expoalta em RO
16/07/2017 / 12:16

 O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e outros órgãos competentes se reuniram e firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para definir as regras a serem cumpridas na cavalgada de abertura da Exposição Agropecuária de Alta Floresta do Oeste (Expoalta). O evento está marcado para ocorrer no dia 23 de junho. O descumprimento das normas definidas acarretará em multa de R$ 1 mil para cada caso isolado.

 
Cavalgada deverá começar às 8h30 do dia 23 de julho (Foto: Magda Oliveira/G1)
 
O TAC diz que será permitido durante a cavalgada veículos de tração animal, respeitando a capacidade de no máximo três pessoas, sem o uso de som eletrônico. Veículos como carretas e caminhões, tratores e jericos, ônibus e micro-ônibus estão proibidos de acompanhar a cavalgada. As pessoas que estiverem participando do evento não poderão arremessar vasilhames em vias públicas e nem fornecer ou utilizar vasilhames de vidro durante o trajeto.
O documento define ainda que é proibido o transporte de bebidas alcoólicas nos veículos participantes, bem como sua distribuição durante a cavalgada. A Polícia Ambiental ficará responsável por recolher qualquer tipo de objeto cortante, como faca, canivete, além de espora ou chicote, que possam ser usados para ferir os animais.
Durante a cavalgada não será permitido que animais bovinos circulem no local e caberá aos donos dos animais providenciarem água para que tenham a sede saciada. Os maus tratos aos animais também serão fiscalizados pela Polícia Ambiental e, caso seja comprovado, o responsável será retirado da cavalgada e encaminhado à delegacia.
Para reforçar a segurança do evento, a Associação Agropecuária de Alta Floresta do Oeste terá que contratar 30 seguranças particulares. O não cumprimento das normas definidas no TAC acarretará em multa de R$ 1 mil para cada caso isolado, sem anular as demais sanções penais, civis e administrativas.
A cavalgada deverá começar às 8h30 do dia 23 de julho, com saída do parque de exposição e término e dispersão previstos para às 12h30. Este ano, a expectativa da Associação dos Agropecuaristas de Alta Floresta do Oeste é que mais de 7 mil pessoas passem pela feira durante a Expoalta.
 
Programação da feira:
 
23/07 – Cavalgada de abertura
27/07 – Show Humberto e Ronaldo
28/07 – Show Pedro Paulo e Alex
29/07 – Show Mato Grosso e Mathias
 
 
 
 
g1.globo.com/ro
 
PARCEIROS
 
SISTEMA RONDÔNIA DE COMUNICAÇÃO